sábado, 31 de março de 2012

Recuperação de dados > Sintomas

Em várias ocasiões, o nosso PC informa a falha de algum dos dispositivos ou do próprio sistema. A aparição de um ruído estranho ou um alerta do sistema não são mais que algumas pistas que nos indicam um funcionamento incorrecto do mesmo. Em alguns casos, estes primeiros sintomas impossibilitam o acesso aos dados e, se não se atuar de modo adequado, levam à perda definitiva dos mesmos.

Portanto, a seguir, explicamos as avarias mais comuns com ruídos característicos, alertas e danos que cada uma delas produz.

A razão de não podermos aceder os nossos dados deve-se, provavelmente, a uma destas duas causas genéricas: por uma avaria física no dispositivo de armazenamento (também chamadas falhas de hardware) ou, quando o dispositivo funciona perfeitamente, mas se produziu uma alteração na estrutura dos dados que impossibilita o acesso aos mesmos, neste caso, dizemos que apresenta uma avaria lógica (ou de software). Muitas vezes, apresentam-se ambos tipos de avarias num mesmo dispositivo, neste caso, trataremos das mesmas como avarias independentes.

A Recovery Labs aconselha desligar o sistema e desativar o dispositivo diante de qualquer sintoma de avaria física. Também não aconselhamos a utilização de software de recuperação de dados para aqueles utilizadores que desconheçam a causa da avaria que o seu dispositivo apresenta, já que muitos discos que, aparentemente, apresentam uma falha lógica, podem ocultar uma falha física, que ao não ser tratada de forma adequada pode originar um problema maior que impossibilite a recuperação de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário