sábado, 31 de março de 2012

PC Tools Firewall Plus 6.0.0.74


"O firewall ideal para usuários iniciantes ficarem protegidos contra invasões de hackers em tempo real."

Nunca é demais adicionar ferramentas que garantam a proteção do computador, ainda mais se levarmos em conta a proliferação cada vez maior de vírus e atividades ilegais pela Internet. Os vírus e spywares são as ameaças mais comentadas no que diz respeito à segurança de sistemas, mas a instalação de softwares responsáveis por combater estas pragas não garante por si só a integridade do sistema.

Firewalls são ferramentas igualmente importantes, garantindo que hackers mal intencionados não se aproveitem de falhas de seguranças para invadir o computador do usuário. Eles atuam controlando e bloqueando o acesso de determinados aplicativos à rede utilizada, permitindo que somente aqueles realmente confiáveis tenham acesso a dados importantes do computador. Mais detalhes podem ser encontrados no artigo “Qual a utilidade em instalar um firewall pessoal no computador?”.

O grande problema destes aplicativos está na parte de configurações, que em geral exigem um grau de conhecimento bastante avançado por parte do usuário. A maioria dos programas, se não configurados de maneira correta, bloqueiam totalmente o acesso a Internet e à rede local, o que tira boa parte de sua utilidade. Os desenvolvedores do PC Tools Firewall Plus perceberam este problema e criaram um programa específico para todo o tipo de usuário, permitindo proteger o computador de forma fácil.

Ao instalar o programa, o usuário terá a opção de selecionar entre as opções “Usuário Normal” e “Usuário Experiente”. O que vai mudar entre as duas é o nível de detalhes fornecidos pela aplicação na hora de bloquear o acesso de determinado aplicativo. Caso você não tenha experiência com programas de firewall, recomendamos a opção “Usuário Normal”, que automatiza alguns processos. A qualquer momento esta seleção pode ser alterada, bastando acessar as configurações do programa.

Para uma maior segurança do sistema, o PC Tools Firewall Plus permite controlar o nível de acesso que cada aplicativo possui na rede utilizada. Desta forma, fica muito fácil garantir que nenhum programa está enviando dados para outros lugares de forma não autorizada pelo usuário.

Outra ferramenta de proteção permite verificar a quantidade de pacotes enviados e recebidos por cada aplicativo instalado no computador. Isto é especialmente útil para verificar a existência de softwares maliciosos, que podem estar enviando dados sigilosos presentes no computador para pessoas mal intencionadas. Para facilitar a vida do usuário, é possível escolher entre diversos perfis diferentes, que selecionam as melhores opções de proteção para computadores acessados em casa, em locais públicos ou durante o trabalho.

Vale mencionar que por mais que o processo de instalação selecione automaticamente a melhor proteção para o computador, será necessário alterar algumas configurações do programa para utilizar corretamente as funções do computador. Muitas vezes o programa bloqueia o acesso de navegadores à internet, e será preciso mudar manualmente o nível de acesso para poder utilizar estes aplicativos normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário